Após perder o técnico Adílson Batista no último final de semana na derrota para o Atlético-GO, o Corinthians perdeu mais um jogo, o sexto seguido sem vitória, para o Vasco, por 2x0. Com isso, o time do Parque São Jorge se mantém na terceira posição e não se “aproveita” do jogo a menos que tinha.
A partida realizada hoje foi válida ainda pelo primeiro turno, pela 18ª rodada, juntamente com Santos 1x0 Internacional, pela 13ª. Na ocasião, o time gaúcho estava disputando a Libertadores da América, e viajaria para o México, para o primeiro jogo da final, contra o Chivas. Por isso, o jogo foi adiado.
Já o Corinthians, estava no auge das comemorações pelo seu Centenário – a rodada foi realizada entre os dias 1º, quarta-feira e 2, quinta-feira. Em vez de jogar uma “partida festiva”, com ingressos possivelmente mais baratos e uma festa no estádio, a diretoria de marketing do Timão preferiu armar uma grande festa na virada da noite de terça para quarta-feira, no Vale do Anhangabaú.
Foram mais de cem mil corintianos presentes, sem contar artistas, jogadores e comissão técnica. Um verdadeiro sucesso. No dia seguinte, pela 18ª rodada do Brasileirão, o Corinthians teve uma folga, para se recuperar e/ou curtir mais a festa. Enquanto isso, o Cruzeiro vencia o Flamengo, por 1x0 e o Fluminense empatava com o Palmeiras, por 1x1 – em um jogo dramático, com empate palmeirense nos acréscimos.
Ou seja, os adversários diretos marcaram pontos, enquanto o Corinthians festejava e o torcedor, também. Confira como estava o Brasileirão na época, até a 17ª rodada:
1-Fluminense: 36 pontos
2-Corinthians: 34 pontos
X-Cruzeiro: 19 pontos
Até então, o Cruzeiro era um time em ascensão, enquanto Fluminense e Corinthians brigavam feito cão e gato pela liderança, em uma bela batalha. O Timão folgou na rodada do Centenário, continuou jogando bem e abriu até alguns pontos de vantagem sobre o Tricolor carioca, tudo isso com um jogo a menos.
Voltemos ao dia de hoje, 13/10/2010. O Cruzeiro deixou de ser um time em ascensão, passou pela fase de ser um adversário direto e agora é o líder do campeonato, com dois pontos de vantagem para o segundo colocado, Fluminense, que luta contra os desfalques e o jejum de gols do artilheiro Washington.
O Corinthians começou a “rodada” na terceira posição, com chances de chegar ao primeiro lugar se vencesse o Vasco. No entanto, em melhor momento, o time carioca não deu chances ao paulista, e venceu por 2x0. Desfalcado, sem técnico e sem muito ânimo em campo, o Corinthians não pareceu lutar pelas chances, inclusive.
Cansado pela viagem com a Seleção Brasileira, o destaque do time, Elias, teve atuação apagada. Enquanto isso, outro destaque da campanha corintiana é mais um dos reforços no departamento médico de Itaquera: Bruno César se junta a Dentinho, Jorge Henrique, Ralf e Ronaldo (que disse que vai jogar contra o Guarani, no final de semana). O técnico interino Fábio Carille não teve muitas opções para escalar o time e entrou em campo com Souza e Iarley no ataque, o que não agradou a muitos torcedores.
E se o Corinthians tivesse jogado no dia 1/9? Ronaldo provavelmente não estaria em campo, mas Bruno César, Dentinho, Jorge Henrique, Ralf, Chicão e Elias estariam, em plenas condições, inclusive. Valeu a pena todo o lucro obtido pelo Timão com o Centenário? E o Campeonato Brasileiro, para onde vai, agora que o número de jogos é o mesmo para todos e os resultados próprios não são suficientes para o título?
A vaga na Copa Libertadores da América ainda está próxima, já que Santos e Internacional são, respectivamente, quarto e quinto colocados e já estão dentro da competição intercontinental, graças aos títulos da Copa do Brasil e da própria Libertadores.
A verdade é que desfalcado ou não para o jogo contra o Guarani, as chances do Corinthians contra o Vasco em 1/9 seriam maiores do que foram hoje. A Fiel estaria a postos, apoiando o time e pronta para comemorar o Centenário com uma vitória. Com festa no Anhangabaú no dia 31 de agosto ou não, a festa no estádio seria a mais esperada.
Após o comentário do Presidente Andrés Sanchez para a Rádio Eldorado ESPN, dizendo que não sabe quem é Fábio Carille (veja aqui), hoje, 13/10, a festa mais propícia a ser comemorada é o Halloween, em pleno ano do Centenário.
O que foi maior, o lucro com o Centenário, ou o dividendo da folga, tendo que ser pago bem em época de desfalques e técnico interino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário