Conforme as crianças crescem, descobrem que a criatividade não serve só para fazer desenhos ou esculturas de argila. A vida ensina que o conceito está presente em várias outras esferas da cultura popular brasileira e do mundo. Por exemplo, um jogador de futebol criativo é aquele que tem mais intimidade com a bola, que literalmente inventa jogadas, dá passes precisos, faz o inimaginável. Aprende-se, também, que o músico criativo é o mais versátil: o que tira sons incomuns de seus instrumentos musicais, que escreve belas passagens ou, até mesmo, faz letras irreverentes e inusitadas.
Então, vem uma das etapas mais complicadas da vida humana: escolher uma carreira, um emprego e, mais uma vez, ouve-se muito falar de criatividade. Seja para engenheiros, publicitários, arquitetos, professores ou jornalistas, é fundamental ser criativo em maneiras mais simples de se fazer cálculos, melhores campanhas, prédios mais bonitos, aulas mais interessantes ou notícias inéditas e bem contadas. É bem possível que, até essa etapa da vida, "criatividade" tenha sido uma das palavras mais ouvidas pelos ouvidos de todos e uma das menos perguntadas junto à questão "o que é isso?".
O tempo passa e continuamos a ouvir que quanto mais criativos formos, melhor será, e, na prática, vê-se que é verdade: ser criativo é se destacar. Em 2011, sustentabilidade se tornou um termo popular e as empresas estão fazendo de tudo para se destacar e mostrar às pessoas que acabaram de aprender "o que é ser sustentável" como isso é feito. A resposta é evidente, vence a empresa mais criativa. Aquela que chamar mais atenção dos clientes com ações novas ou com ações já praticadas por outras empresas, mas realizadas de maneiras diferentes.
Portanto, das escolas aos escritórios, recebemos sempre a mesma lição. Sem nunca ouvir uma definição do que é ser criativo, ou sem procurar em dicionário algum, buscamos essa tal criatividade ao longo de nossas vidas sempre que possível. Maneiras diferentes de fazer várias coisas aparecem a todo tempo, seja no esporte, na música, na publicidade, na engenharia ou em qualquer outro meio. A tendência é que o mundo se torne um lugar diferente, se, cada vez mais, as pessoas usarem a criatividade para trabalharem ou realizarem suas atividades cotidianas. Ou seja, quanto mais criativos, melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário