Bruins e Canadiens fazem parte do grupo que formou a liga, nos anos 20, e protagonizam uma das maiores rivalidades do esporte norte-americano. No total, foram 712 partidas na história, sendo 163 por playoffs. O Montreal leva vantagem historicamente, com 343 vitórias, contra 259 da equipe de Boston e 103 empates (número definitivo, pois o empate foi excluído das regras da NHL em 2005). Desta vez, a equipe canadense busca vingança, pois na série do ano passado, perdeu por quatro jogos a zero para os norte-americanos, o que não acontecia desde 1992.
Na temporada regular de 2010-11, o Montreal venceu quatro dois seis jogos disputados. No quarto encontro entre os dois (8-6 para Boston), foram contabilizados 187 minutos em penalidades, além de seis lutas, sendo uma delas entre os goleiros Carey Price, de Montreal, e Tim Thomas, de Boston, enquanto no sexto e último jogo, o placar foi de 7-0 para o Boston, com três assistências do defensor e capitão, o eslovaco Zdeno Chara.
É por causa dele, inclusive, que a polêmica rivalidade está ainda mais acirrada, devido a um lance violento no quinto jogo entre as equipes nesta temporada (4-0 Canadiens). Chara, acertou um hit em Max Pacioretty dos Canadiens, que fez com que a cabeça do jogador batesse com muita força na parede que separa os dois bancos de reserva (veja aqui o lance). Chara foi expulso do gelo e, como o jogo era em Montreal, vaiado e xingado por toda a arena, além do caso ter sido levado para a polícia local.
Carey Price x Tim Thomas |
Historicamente, os Canadiens levam vantagem sobre os Bruins nos playoffs - são 24 vitórias nas séries, contra oito de Boston. Dessa vez, pode-se dizer que os grandes destaques de cada time estão nos gols: Carey Price tem 92.3% de defesas e não tomou gols em oito dos 72 jogos que disputou, enquanto Tim Thomas não tomou gols em 9 partidas, de 57 disputadas, e bateu o recorde histórico de porcentagem de defesas, chegando aos 93.8%.
Assim como em todos as temporadas em que se enfrentaram e como em qualquer clássico/rivalidade do esporte, não há favoritos.
E você, em quem aposta?